Musculação x crianças

Musculação x Crianças

Verdades e Mentiras

Prof.Cauê Vazquez La Scala Teixeira

Graduado em Educação Física – UNIMES

Pós – Graduado em Fisiologia do Exercício – UNIMES

Cref: 042574 – G/SP

 

  • A musculação atrapalha no crescimento?
  • Não vou ficar “grandão” praticando musculação?
  • Crianças podem praticar musculação?

     Perguntas como estas são freqüentes entre as pessoas que praticam ou que têm interesse em praticar musculação.

     A musculação, como qualquer outra atividade física praticada na infância – contrariando o que se pensava – promove o crescimento estatural devido a um aumento no estímulo á liberação de diversos hormônios, dentre os quais, conhecido GH (hormônio do crescimento).

    O mito de que prática da musculação torna a pessoa “forte e travada” já foi derrubado. Hoje, a prática da musculação está relacionada, em primeiro lugar, á promoção e manutenção da saúde e da qualidade de vida.

    Já que os objetivos são saúde e qualidade de vida, por que não começar a trabalhar esses aspectos desde criança, aumentando a probabilidade de se tornar um adulto saudável?

    Muitos estudos mostram que a prática da musculação na infância promove diversas adaptações positivas, como aumento de forças e resistência muscular, melhora da composição corporal, manutenção e aumento da flexibilidade, diminuição do risco de lesão e melhora do rendimento nos esportes, atividades recreativas e do cotidiano.

    Observando esses aspectos benéficos e partindo do princípio de que, nos dias de hoje, as crianças tendem a uma vida sedentária devido a diversos fatores, como os aspectos da tecnologia e o contexto de violência nas ruas, fica evidente a necessidade da inserção das mesmas em programas de atividade física. Nesse caso, a musculação aparece como uma alternativa, oferecendo a possibilidade de praticar uma atividade segura e supervisionada. Contudo, assim como as demais modalidades esportivas, são necessários alguns cuidados como observar se o local conta com aparelhos de qualidade, manutenção e limpeza constantes, e profissionais qualificados para a função. Caso esses aspectos estejam adequados, é só aproveitar os benefícios que a musculação tem a oferecer.

     Cabe lembrar também que a prática de atividades associadas, como desportos coletivos, otimiza o desenvolvimento de outros aspectos físicos e sociais importantes.

    Para mais esclarecimentos, consulte um médico pediatra e um professor especializado.

 Fonte da pesquisa: Fitness Clip by Body Systems

Em Sobral, somente os profissionais da OXXI ACADEMIA são capacitados constantemente pela Business to Fitness para lhe oferecer um atendimento especializado além de serem treinados e certificados pela Body Systems Latin América para lhe proporcionar um treinamento profissional e eficiente.

Para maiores informações sobre promoções e eventos ligue para (88)3695-5208

 

 

Anúncios

Um comentário sobre “Musculação x crianças

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s