A RESPIRAÇÃO CORRETA

SUA IMPORTÂNCIA, COMO ESTA PODE PREVENIR DORES CERVICAIS E LOMBARES

PELO MENOS 8O% DA POPULAÇÃO MUNDIAL JÁ SENTIU DORES NA COLUNA. DENTRE AS PRINCIPAIS CAUSAS, AS MAIS CONHECIDAS SÃO: SEDENTARISMO, MÁ POSTURA E EXERCÍCIO FÍSICO NÃO ORIENTADO E, ALÉM DESTAS, SABE-SE HOJE QUE OUTRO FATOR IMPORTANTE É O PADRÃO RESPIRATÓRIO INCORRETO. TODOS ESTES FATORES PODEM GERAR DESEQUILÍBRIO NO NOSSO SISTEMA MÚSCULO-ESQUELÉTICO, CAUSANDO DISFUNÇÕES E LEVANDO À DOR.

COMO A RESPIRAÇÃO CORRETA PODE EVITAR DANOS À NOSSA COLUNA?

“O CORPO SEMPRE FAZ O CAMINHO DE MENOR RESISTÊNCIA.” QUANDO HÀ UM TRABALHO EXCESSIVO DE UM GRUPO MUSCULAR OCORRE A INIBIÇÃO DE OUTROS GRUPOS MUSCULARES, POIS ELES FICAM “PREGUIÇOSOS”, E ESTE MECANISMO PODE LEVAR À DOR E TENSÃO. NO NOSSO CORPO EXISTEM OS MÚSCULOS LOCAIS (PROFUNDOS) E OS MÚSCULOS GLOBAIS (SUPERFICIAIS). OS MÚSCULOS LOCAIS SÃO RESPONSÁVEIS PELA ESTABILIZAÇÃO DA COLUNA VERTEBRAL, OU SEJA, PELO CONTROLE DA POSTURA. OS MÚSCULOS GLOBAIS SÃO RESPONSÁVEIS PELOS MOVIMENTOS RÁPIDOS E PRODUÇÃO DE FORÇA. ESSES DOIS SISTEMAS PRECISAM TRABALHAR HARMONIOSAMENTE PARA SE OBTER UM MOVIMENTO DE BOA QUALIDADE. O DIAFRAGMA É UM MÚSCULO LOCAL, RESPONSÁVEL POR SEPARAR A CAVIDADE TORÁCICA DA ABDOMINAL E QUANDO SE CONTRAI (NA RESPIRAÇÃO), PERMITE QUE OS PULMÕES ATINJAM UM BOM VOLUME DE AR. ESTA RESPIRAÇÃO É A CORRETA, AUMENTA A PRSSÃO INTRA-ABDOMINAL, LEVANDO A UM BOM FUNCIONAMENTO DO ORGANISMO, FACILITANDO O RETORNO DO SANGUE PARA O CORAÇÃO E TAMBÉM PREVENINDO DORES CERVICAIS E LOMBARES.

 A RESPIRAÇÃO E A REGIÃO CERVICAL:

 COMO O DIAFRAGMA É O PRINCIPAL MÚSCULO RESPIRATÓRIO, ESTE PODE SOFRER ALGUM TIPO DE ALTERAÇÃO, LEVANDO À FALTA DE CONTROLE OU SUA INIBIÇÃO. OS MÚSCULOS QUE AUXILIAM A RESPIRAÇÃO ESTÃO SITUADOS NA REGIÃO DO PESCOÇO E TÓRAX. ELES SE TORNAM RESPOSÁVEIS PELA RESPIRAÇÃO E O EXCESSO DE ATIVIDADE PODE CAUSAR DORES E TENSÃO NESTA REGIÃO, LEVANDO ATÉ A DOR DE CABEÇA.

 A RESPIRAÇÃO E A REGIÃO LOMBAR:

 O DIAFRAGMA TAMBÉM FAZ PARTE DOS MÚSCULOS LOCAIS QUE ESTABILIZAM A COLUNA LOMBAR; JUNTAMENTE COM ELE ESTÃO O TRANSVERSO DO ABDOME, O ASSOALHO PÉLVICO E OUTROS, ONDE TODOS SE ENCONTRAM ATRAVÉS DE UMA MEMBRANA E TERMINAM NA COLUNA. PORTANTO, SE ALGUM DESTES MÚSCULOS ESTIVER COM A AÇÃO ALTERADA, PODE LEVAR LOMBALGIAS E OUTRAS DORES E INCÔMODOS. PERCEBE-SE, ATRAVÉS DESTAS INFORMAÇÕES, QUE A RESPIRAÇÃO DIAFRAGMÁTICA É MUITO IMPORTANTE, PRINCIPALMENTE DURANTE A ATIVIDADE FÍSICA, ONDE O NOSSO CORPO ESTÁ SOB GRANDE DESAFIO. POR INCRÍVEL QUE PAREÇA, “MUITAS VEZES PODE-SE DIMINUIR OU TRATAR AS DORES CERVICAIS E LOMBARES ATRAVÉS DA CORREÇÃO RESPIRATÓRIA”.

 Fonte da pesquisa: Fitness Clip by Body Systems

 Em Sobral, somente os profissionais da OXXI ACADEMIA são capacitados constantemente pela Business to Fitness para lhe oferecer um atendimento especializado além de serem treinados e certificados pela Body Systems Latin América para lhe proporcionar um treinamento profissional e eficiente.

Para maiores informações sobre promoções e eventos ligue para (88)3695-5208

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s