TREINAMENTO PARA MULHERES

Entendendo seu comportamento hormonal e emocional durante o ciclo

É comum ouvirmos relatos e até mesmo algumas brincadeiras sobre as diferenças de comportamento, gosto e humor que existe entre homens e mulheres. Vamos descobrir de que forma os hormônios contribuem para essas diferenças, interferindo em suas vidas pessoais, profissionais e sociais.

PARA ENTENDERMOS QUAL O EFEITO DOS HORMÔNIOS SOBRE A RAZÃO E A EMOÇÃO, DEVEMOS DIFERENCIAR DOIS FATOS IMPORTANTES: 

1º – O cérebro está constantemente mergulhando em hormônios.

2º – Existe grande diferença física e biológica entre homens e mulheres. No homem essa imersão é composta basicamente de androgênios (hormônios que determinam a masculinidade), como a testosterona, e na mulher, esse “banho”  hormonal é mais variado e depende da fase do ciclo em que ela se encontra 

È na idade adulta, entre os 21 e 41 anos, que o ciclo de hormônios femininos, é mais complexo e segue a seguinte seqüência:

Nos primeiros 15 dias do ciclo – Estrogênios;

Na ovulação – estrogênios e androgênios;

Nos 15 dias depois da ovulação – progesterona;

Obs: Vamos tratar apenas desse período, sem considerar as possíveis fase de gravidez e amamentação.

 A MENSTRUAÇÃO 

O ciclo menstrual (menstruação),está relacionado ao sobe e desce dos desce dos hormônios, que interfere em vários aspectos da vida da mulher. Observe o que acontece em cada fase e conheça o comportamento hormonal, emocional e corporal, das mulheres, tire vantagem das alterações que acontecem todo mês  e saiba quais o exercícios  físico  mais indicados em cada fase do ciclo. 

  1. Fase pré- ovulatória ou menstrual( 1º ao 10º dia )
  • O ovário cessa a produção hormonal e a camada interna do útero é expelida naturalmente.
  • Ocorrem picos de estrogênios e a mulher busca ser mais feminina atraente e sensual.
  • Cessa a retenção de líquidos e consequentemente, dores, inchaços e cólicas causadas pela retenção líquida no organismo.
  • Sensação de leveza.
  • Melhora do humor.
  • Rins e intestinos passam a funcionar melhor.
  • Aumento do desempenho em todas as tarefas.
  • Sua capacidade de atrair aumenta a partir do dia de sua menstruação até o dia da ovulação. 

Nessa fase ela freqüenta mais a academia, pratica mais esportes e busca o aprimoramento do seu corpo. 

  1. Fase ovulatória (10º ao 19º dia) 
  • Mais mudanças no estado hormonal e emocional da mulher.
  • Além dos estrogênios haverá produção de testosterona que é um hormônio masculinos ativador (nas mulheres ele é produzido nas glândulas supra-renais e ovários).
  • Promovem a agressividade.
  • Autoconfiança, bem estar e otimismo.
  • Competição e conquista. 

Nessas duas fases do ciclo a mulher se encontra predisposta e preparada tanto hormonal, quanto emocionalmente para a realização de exercícios físicos de força e atividades aeróbicas de alta intensidade. Boa época para aumentar o volume de treino, objetivando uma melhor performance sem muito stress durante os exercícios. 

  1. Fase pós-ovulatória (20º ao 28º dia) 
  • O “MONSTRO” TPM: desequilíbrio entre o estrogênio, que nessa fase despenca, e a progesterona que aumenta verticalmente.
  • O útero começa novamente o processo de eliminação do seu revestimento.
  • A TPM aparece aproximadamente de uma a duas semanas antes da menstruação e atinge cerca de 90% das mulheres entre os 14 e os 50 anos.
  • Nervosismo e tensão.
  • Mau humor.
  • No fim desse período ocorre a menstruação, mais uma vez, e um novo ciclo recomeça. 

Nessa fase do ciclo a mulher se encontra prejudicada tanto hormonal, quanto emocionalmente, torna-se necessário realizar exercícios físicos com baixo volume de treino e baixa intensidade, objetivando uma melhora de suas funções fisiológicas e promovendo um mínimo de stress durante os exercícios.

Nunca se esqueçam de que as mulheres são regidas pelos hormônios, que controlam o ciclo menstrual. Portanto todo o cuidado é pouco, pois nunca se sabe se estamos prestes a encontrar a mulher ou “O MONSTRO”.

Fonte da pesquisa: Fitness Clip by Body Systems

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