LOMBALGIA

Evitando problemas através do treinamento postural

Uma média de 80% da população ocidental apresenta casos de Lombalgia em alguma fase da vida, e o índice de reincidência dos casos após o tratamento é, também, de 80%. Como podemos evitar esse problema?

Antes de tudo, é preciso compreender que o corpo tem um centro gravitacional, onde se originam todos os movimentos, chamado POWERHOUSE (casa de força). Os músculos associados ao POWERHOUSE sustentam a coluna, os órgãos internos e a postura, formando um cilindro de estabilidade ao redor da cintura, também chamado de CORE. O controle destes músculos resulta em uma cintura e um abdômen mais definidos, em uma melhora considerável do funcionamento dos órgãos internos e em uma postura mais correta e forte, pois quanto mais forte os músculos do CORE, mais eficientes e fortes são os seus movimentos.

Atualmente, há uma grande diversidade de programas com o objetivo de proporcionar o fortalecimento do CORE, através de exercícios para POWERHOUSE. Vale à pena consultar os profissionais da área para indicarem as alternativas que você poderá encontrar em sua academia. Esse treinamento reduz a reincidência da lombalgia para 35% (Hides, 2001).

Existem 3 princípios importantes que devem ser aplicados nesse treinamento, que são: alinhamento, respiração e o centrando(ativação do CORE).

ALINHAMNETO: consciência do posicionamento do corpo, onde a coluna parte de uma zona de neutralidade (lordose cervical, cifose torácica e lordose lombar);

RESPIRAÇÃO: coordenação entre o CORE e o diafragma (principal músculo da respiração);

ATIVANDO O CORE: A partir da respiração e alinhamento corretos, podemos evitar o CORE através da contração do Assoalho Pélvico ou Períneo, onde a manobra seria prender levemente o fluxo urinário. Esta manobra ativa o músculo Transverso do Abdômen que é a camada mais profunda dos músculos abdominais e também ativa o Multífido, que é o músculo situado ao lado das vértebras, formando o cilindro da estabilidade e tornando a coluna estável e protegida para movimentos sujeito à força, impactos e torções.

Se os músculos do CORE estiverem ativados e fortes, a musculatura mais superficial do abdômen, como o reto abdominal e os oblíquos, fortalecem com maior facilidade, pois recebem um suporte maior do CORE. Então, conclui-se que o fortalecimento dos pequenos músculos que compõem o POWERHOUSE não apenas curam ou previnem dores lombares, mas também potencializam os músculos superficiais, facilitando o fortalecimento do abdômen de todas as maneiras.

Em Sobral, somente os profissionais da OXXI ACADEMIA são capacitados constantemente pela Business to Fitness para lhe oferecer um atendimento especializado além de serem treinados e certificados pela Body Systems Latin America para lhe proporcionar um treinamento profissional e eficiente.

O BODYBLANCE, programa de condicionamento postural e o CORE360° TREINAMENTO FUNCIONAL são uma exclusividade da OXXI ACADEMIA.

Para maiores informações sobre promoções e eventos ligue para

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