ESTRATÉGIAS MENTAIS PARA MANTER-SE SAUDÁVEL

O que você realmente precisa para perder peso? A resposta típica incluirá coisas como comer menos e exercitar-se mais, ambas estando corretas. Contudo, nenhuma delas vai fazer alguma diferença se na verdade você não está fazendo realmente nada, um problema com que cada vez mais e mais de nós estamos lutando. O que impede você de comer menos e se exercitar mais? Talvez você ache que é porque você é muito ocupado, cansado ou estressado demais. Talvez você ache que é porque você tentou de tudo – dietas, academias, treinamentos mirabolantes ou esperou que os planetas se alinhassem corretamente – e nada pareceu funcionar.

Estas são boas desculpas, mas talvez o que tem atrapalhado realmente você no seu caminho não sejam seu corpo, seu horário ou seu chefe com um chicote – seja apenas sua mente.

O lado mental da perda de peso é o aspecto mais importante de se perder peso. Sua mente é o que guia todas as suas decisões e suas escolhas e, se ela não está no lugar correto, suas escolhas também não serão tão corretas. Com isso em mente, quais são as estratégias mentais que você necessita para finalmente perder peso? Elas podem não ser o que você pensa.

1. Honestidade. É incrível como é fácil mentir para si mesmo. Nós mentimos muito sobre alimentação: “Ah, é só um pacotinho de M&Ms… Não deve haver tantas calorias assim, né?”. Nós mentimos a respeito dos exercícios: ”Eu prometo que eu começo amanhã, eu sei que eu disse isso ontem, mas agora é pra valer”. Algumas pessoas levam isso ainda mais além, evitando olhar para si mesmo no espelho, subindo em uma balança ou fingindo surpresa quando elas têm que comprar roupas maiores.

Ser honesto não é apenas saber o que você come e quantos exercícios você está praticando. Também, significa ser honesto a respeito de se você está realmente pronto para fazer uma mudança em seu estilo de vida.

Sendo honesto com você mesmo.

Decida se você está pronto para mudar Conversar com pessoas que fizeram essa mudança, ler a respeito pode lhe dar um bom insight a respeito do que você quer para si mesmo. Se você não se sente pronto, aprenda a respeito de como se divertir com os exercícios e comer de modo saudável. Se você não está preparado para grandes mudanças, pequenas mudanças podem fazer muita diferença já.

Comece uma lista de perda de peso semanal. Toda semana, tire suas medidas, anote seus objetivos e planeje como você conseguirá alcançá-los.

Crie uma checagem diária. Lado a lado com sua lista semanal, crie um ritual onde você se certifica consigo para ver como você está indo. Atualize seu diário de exercícios antes de ir dormir ou assim que acordar e faça anotações do que você fez bem e do que você precisa trabalhar um pouco mais.

Mantenha um Diário de Alimentação Honesto. Automonitoramento é um dever se você está tentando perder peso. Você deve limitar suas porções sempre que possível, verificar embalagens dos alimentos, procurar por informação nutricional nos restaurantes que freqüenta e rastrear tudo o que você come e bebe. Depois de praticar, você estará apto a usar o “olhômetro” e medir suas porções de comida sem ter que ser tão meticuloso. Você pode manter um diário online usando sites como Calorie Count, FitDay ou FitWatch.

Torne-se sustentável. Durante sua verificação diária, anote o que você fez muito bem e o que você teve dificuldades em fazer. Novos comportamentos levam tempo para se acostumar e pode haver assuntos mais complicados para lidar, como fome emocional, estresse e outras maneiras que você pode sabotar a sua perda de peso.

2. Perdoe-se. Aqui está algo que a maioria das pessoas não dirá a você a respeito de perda de peso. Você falhará às vezes. Isso não significa que você nunca perderá peso ou que você possui uma fraqueza de caráter que outras pessoas não têm. Isso significa que você é como o resto de nós – algumas vezes você fará escolhas saudáveis e às vezes você não fará.

Falhar é na verdade uma parte essencial para seu sucesso. Converse com alguém que já perdeu peso e você sem dúvidas descreverão uma série de falhas que vieram antes disso. São essas falhas que nos ensinam como ter sucesso.

Perdão é a chave para conseguir voltar ao caminho do sucesso após sua falha. Nós geralmente usamos nossos erros para desistir (“Eu obviamente não posso seguir meu treinamento, então porque vou me incomodar tentando?”) ou justificar nossos comportamentos (“Eu já comi muito bolo, então é melhor eu descansar”). Use seus erros para melhorar da próxima vez ao invés de se punir o tempo todo.

O perdão

Admita que errou. Admitindo que você errou agora pode tornar as coisas ao seu redor antes que você desvie-se para longe demais de onde você queria ir. Freqüentemente, um treino perdido pode se tornar em semanas e meses sem exercício, fazendo com que você sinta mais dificuldades. Sabendo de seus erros desde o começo pode ajudá-lo a evitar longos lapsos de velhos comportamentos.

Decida onde você errou. Você comprou fast food porque você estava faminto demais para esperar chegar em casa? Ou talvez você deixou de treinar porque não agüentava mais outra seção daquele treino chato. Fazendo notas a respeito do que o empolgou vai fazer com que você evite esses lapsos no treinamento e melhorar seu comportamento de maneira geral.

Faça um plano. Uma vez que você saiba que tende a comer muitas porcarias quando você está faminto, você pode manter alguns lanchinhos disponíveis para que você resista à tentação. Ou, se você tem sua rotina de treino é chata e entediante você pode achar outros treinos ou atividades que lhe empolguem muito mais. Converse sempre com seu treinador.

Faça algo saudável imediatamente. Uma grande maneira de contra-atacar a culpa é fazer alguma coisa saudável após um lapso nos seus exercícios. Faça uma caminhada, pratique um pouco de Bodybalance ou coma algumas verduras ao invés de um lanche pesado. Isso lembra a você que você sempre está um passo mais próximo de fazer tudo mais certo.

3. Confiança. Quando você começa um treino para perder peso, é difícil confiar em si mesmo. Quantas vezes você disse que ia treinar, mas na verdade nem fez nada? Quantas vezes você jurou que não iria comer uma fatia de pizza a mais, apenas para ceder a tentação e comer 2 a mais? Aprender a confiar em si mesmo pode ser uma das partes mais difíceis na hora de perder peso. Se você sabe que às vezes vai falhar, como você pode confiar em si mesmo?

Confiança não é ser perfeito ou garantir que você sempre fará a coisa certa. Confiança é saber que você pode cair, mas você pode lidar com isso sem desistir de tudo. Pergunte-se quantas vezes você tentou perder peso. Você pode achar que falhou mesmo, mas o fato é que você continua tentando é um sinal certo que de você ainda não desistiu.

Confiado em si.

Tornando tudo mais fácil para você Quando você se põe em situações vulneráveis, é difícil fazer as escolhas corretas. Faça tudo o que você pode para fazer das escolhas mais saudáveis as escolhas mais fáceis possíveis. Tenha seu traje da academia pronto e planeje qual é o lugar e horário mais fácil para começar. Coma regularmente durante o dia para que você não fique tentado a furar sua dieta. Dê a si mesmo alguns doces e lanchinhos às vezes para que você aproveite as coisas que gosta sem precisa se sentir culpado.

Crie objetivos realistas. Parte de confiar em si mesmo é ter objetivos que você sabe que pode alcançar. Saindo de uma vida sedentária para uma semana de seis dias de treinamento é um objetivo que você pode não estar apto a alcançar, físico e mentalmente. Começando com um horário que se encaixe em sua vida e o que você é capaz de fazer permite que você siga-o por inteiro, aumentando sua auto-estima e o senso de melhoramento e pode.

Recompense-se. Recompensar seu sucesso é outra maneira de aumentar sua estima e confiança. Seja ao terminar sua semana de treinamento, finalmente tentando aquela aula de ginástica que lhe dava arrepios ou perdendo algum peso, celebre saindo naquela noite, novas roupas de treino ou passe 1 hora fazendo sua atividade favorita. Ser saudável não significa que você não pode se divertir.

4. Persistência. Aqui está uma coisa que algumas pessoas nem sempre dizem a você sobre perder peso: você provavelmente vai duvidar de si em algum ponto. Pode ser porque você não está tendo os resultados que queria, ou não está vindo rápido como você queria. Pode ser porque você se sente preguiçoso, cansado ou enfadado com todas as decisões que você tem que tomar. Qualquer que seja a razão, você pode começar a se perguntar: Estou fazendo certo mesmo? Vale à pena?

O entusiasmo que você tinha nas primeiras semanas geralmente acaba deixando você com a desafiante tarefa de manter-se firme e forte. Ai é aonde a persistência chega, estando comprometido com seu treino mesmo que você esteja com alguma incerteza

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