ESTEIRA: 1 HORA OU 2X DE MINUTOS?

Estudo publicado Journal of Applied Physiology afirma que fazer um descanso de 20 minutos no meio da série de uma hora na esteira tem o mesmo efeito do que o exercício contínuo Por Odara Gallo A regra sempre disse: para perder gordura corporal é preciso ficar o maior tempo consecutivo na esteira. Mas essa afirmação pode ter caído por terra. Pelo menos é o que diz o estudo de um grupo de pesquisadores japoneses, publicado no Journal of Applied Physiology. Nele, concluiu-se que aqueles que fizerem um descanso de 20 minutos entre as duas séries de 30 minutos perderam a mesma quantidade de calorias do que os que não pararam. Só para ter uma idéia, todos tiveram a mesma perda de calorias, mas aqueles que fizeram a pausa perderam 77% de gordura, enquanto os que não pararam perderam 56%. “Quando você trabalha muito perto do limiar anaeróbico, com atividades mais intensas, o corpo tende a queimar carboidrato para obter energia.

“Já quando se treina abaixo desse limiar, o corpo passa a consumir gordura”, explicou o dr. Renato Lotufo, médico especializado em medicina do esporte e fisiologia do exercício. Perda de gordura não é igual à perda de peso Mas nem tudo é perfeito na conclusão desse estudo. Isso porque não existe perda maior de peso no exercício com o intervalo, pois o corpo apenas procura outra fonte de energia. “O fato de o organismo consumir mais gordura do que carboidrato não resulta necessariamente na perda de peso.

“Não é verdade que o exercício que perde mais gordura emagrece”, afirmou o dr. Marcelo Bichels Leitão, cardiologista, fisiologista e médico do esporte pela Sociedade Brasileira de Medicina do Exercício e do Esporte (SBME). Então, se o corpo perde uma porcentagem maior de gordura, isso não significa que ele está mais saudável? Não necessariamente. De acordo com o dr. Marcelo o corpo acumula a mesma quantidade de gordura que perdeu se a pessoa ingerir a mesma quantidade de calorias. Ou seja, se o exercício queimou 500 calorias sendo 70% de gordura e 30% de carboidrato, ao ingerir outras 500 calorias, o corpo tende a armazenar as substâncias na mesma proporção, 70% de gordura e 30% de carboidrato. “Diferentemente do que é divulgado, tanto faz se numa sessão de exercícios alguém consumir 500 calorias em 60 minutos de exercício contínuo numa intensidade moderada, ou se este exercício for mais intenso, e durar, por exemplo, 30 minutos, mas consumir as mesmas 500 calorias”, explicou. “Para perder peso, é preciso ingerir menos calorias do que se gastou, mas a porcentagem de gordura nessas calorias gastas realmente não faz diferença.

“Temos que considerar o total de calorias gastas e ingeridas”, disse a nutricionista Mariana Escobar. Qual é a vantagem? Apesar de a quantidade de calorias perdidas serem a mesma nas pessoas que fizeram o intervalo e naqueles que realizaram o exercício contínuo, existe uma notícia boa nesse estudo. Se você não agüenta ficar aqueles longos 60 minutos na esteira, uma voltinha de 20 minutos para beber uma água e dar aquela melhorada no fôlego está liberada. Você estará perdendo tantas calorias quanto aquele que ficou uma hora direta na esteira.

Deixe um comentário sobre esse artigo.

Em Sobral, somente os profissionais da OXXI ACADEMIA são capacitados constantemente pela Business to Fitness para lhe oferecer um atendimento especializado além de serem treinados e certificados pela Body Systems Latin America para lhe proporcionar um treinamento profissional e eficiente.

O CORE360° é uma exclusividade da OXXI ACADEMIA.

Para maiores informações sobre promoções e eventos ligue para

(88)36955208 – FIXO
(88)99926316 – TIM
(88)88345777 – OI
(88)92067461 – CLARO
(88)81070801 – VIVO
(88)81070706 – VIVO

Endereços eletrônicos:
oxxi@oxxiacademia.com.br – e-mail
Oxxi única como você – Orkut
Oxxiacademia – msn

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s