Cardio, Força e Alongamento

Entrar em forma é o objetivo mais freqüente de quem pratica atividade física,Beautiful Sprinter in the Desert mas o que exatamente significa “entrar em forma” e como se faz isso?

Entrar em forma é uma experiência individual, que depende de sua idade, preferência, estilo de vida e outros fatores. Uma mãe com quatro filhos pode ter objetivos muito diferentes de um alpinista, por exemplo. Mas, no íntimo, “entrar em forma” significa simplesmente treinar o corpo para deixá-lo melhor do que está agora. Toda vez que uma pessoa faz mais do que está acostumada, o corpo fica mais forte e fica em melhor forma do que estava antes.

Se seu objetivo é entrar em forma, você vai precisar de uma mudança positiva de atitude e seguir alguns passos:Senior Couple Exercising In Park

1 – Praticar exercícios cardiovasculares para queimar calorias e ajudar o seu coração e pulmões a trabalhar com mais eficiência (Bodystep, Bodycombat, Bodyjam, Bodyattack, Rpm e Core360º – treinamento funcional) ;

2 – Praticar exercícios de força para construir o tecido muscular, reforçando simultaneamente os seus ossos, músculos e articulações (Bodypump, Abclass, Power30`, Bodybalance, Treinamento com pesos – musculação e Core360º – treinamento funcional);

3 – Praticar exercícios de flexibilidade para melhorar a sua amplitude de movimento e repouso para que seu corpo possa se recuperar e crescer mais forte (Bodybalance e Core360º – treinamento funcional).

Seguem alguns passos para praticar exercícios – consulte sempre seu professor:Female athlete

1. Escolha uma atividade cardiovascular que seja agradável para você;
2. Programe o seu treino cardiovascular por pelo menos 2 a 3 dias por semana;
3. Comece seu treino com calma. Aqueça com segurança e aumente gradualmente a sua frequência cardíaca.
4. Pratique exercícios intervalados, aumente sua intensidade e sempre que possível saia de sua zona de conforto;
5. Sempre termine seu treino com um esfriamento e alongamento.
6. Caso seja possível, acrescente mais dias de treino;
7. Procure escolher cerca de 6-10 exercícios, tendo como alvo os principais grupos musculares, incluindo a parte inferior do corpo, peito, costas, ombros, bíceps, tríceps e abdominais;
8. Se você é um iniciante, escolha cargas e/ou pesos que lhe permitam completar todas as repetições de seu treino – a última repetição deve ser difícil, mas não impossível.
9. Faça o seu treino de força 2-3 vezes por semana com pelo menos um dia de descanso entre eles;
10. Comece sempre com aquecimento para soltar sua musculatura;
11. Concentre na parte de seu corpo a ser alongada e relaxada;
12. Procure sempre sair da sua zona de conforto. No alongamento tente alcançar mais longe, com segurança. Seu corpo poderá ficar dolorido no começo. Isso é normal. Se possível, acrescente mais dias de treino.

Entre em Forma com descanso e recuperação.

Talvez você se surpreenda, mas uma grande parte de entrar em forma é dar ao seu corpo tempo para descansar e recuperar. Embora muitas vezes você possa fazer exercícios cardiovasculares em dias consecutivos, os músculos precisam de mais tempo de recuperação para o treino com pesos. Dê a si mesmo, pelo menos, um dia de descanso entre os treinos de força.

Imagens são cortesia de http://www.istockphoto.com
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