O Abdome.

É uma região do tronco que aceita grandes expansões de volume, para armazenar gordura, líquidos e principalmente para possibilitar a gestação. É formado por uma complexa estrutura muscular com três camadas nos lados (transverso, oblíquo interno e oblíquo externo) e um músculo frontal (reto abdominal) com três intersecções tendíneas, o que dá aquele formato em gomos. Também chamado de “abdome tanquinho” quando estas intersecções estão bem definidas e visíveis.

O abdome pode ser considerado um grande exemplo de adaptação dos tecidos aos estímulos oferecidos ao organismo. Se a pessoa permanece com esta musculatura relaxada e a maior parte do tempo sentada, os músculos atrofiam e o seu conteúdo se projeta adquirindo uma configuração um tanto “pneumática”, se é que você me entende…

Caso o indivíduo tenha que manter uma postura ereta e ativa na maior parte do tempo, os músculos se tornam fortes contendo e evitando a projeção dos órgãos internos.

Um abdome firme definido e harmonioso não se conquista apenas com exercícios repetitivos. Eles são ótimos e imprescindíveis, mas o processo exige uma boa redução na espessura da tela de gordura subcutânea. Infelizmente, nenhum exercício muscular consome a gordura a ele adjacente, por isso, para ter “aquele” abdome que você deseja é preciso combinar:

1. Dieta equilibrada (ingestão calórica controlada)

2. Exercícios de alto gasto calórico

3. Exercícios abdominais específicos

Lembre-se que um abdome extremamente forte pode estar coberto por uma camada de gordura subcutânea suficientemente espessa para encobrir todo o seu esforço.

O perímetro abdominal ou a “circunferência abdominal” tem sido utilizado para estratificar o risco de doenças cardíacas, pela alta correlação deste com o sedentarismo e o excesso de peso. Portando, um abdome “sarado” não só é interessante esteticamente, mas também é um indicador de saúde.

Lembre-se:

A “definição muscular” do abdome depende destes fatores:

1. Pouca gordura subcutânea.

2. Contenção postural dos órgãos internos.

3. Fortalecimento/ hipertrofia muscular.

Somente na Oxxi academia você encontra o Abclass, um treino de 30 minutos especifico para a região abdminal produzido e testado pelos professores da Oxxi.

Fonte da pesquisa: Fitness clip by Body Systems.

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