Lombalgia – evitando problemas através do Bodybalance

Uma média de 80% da população ocidental apresenta casos de lombalgia em alguma fase da vida, e o índice de reincidência dos casos após o tratamento é, também, de 80%. Como podemos evitar esse problema?

Antes de tudo, é preciso compreender que o corpo tem um centro gravitacional, onde se originam todos os movimentos, chamado POWERHOUSE (Casa de Força). Os músculos associados ao POWERHOUSE sustentam a coluna, os órgãos internos e a postura, formando um cilindro da estabilidade ao redor da cintura, também chamado de CORE. O controle destes músculos resulta em uma cintura e um abdômen mais definidos, em uma melhora considerável do funcionamento dos órgãos internos e em uma postura mais correta e forte, pois quanto mais forte os músculos do CORE, mais eficientes e fortes são os seus movimentos.

Atualmente, há uma grande diversidade de programas com o objetivo de proporcionar o fortalecimento do CORE, através de exercícios para POWERHOUSE. Vale a pena consultar os profissionais da área para indicarem as alternativas que você poderá encontrar em sua academia. Esse treinamento reduz a reincidência da lombalgia para 35%.

Existem 3 princípios  importantes que devem ser aplicados nesse treinamento, que são: alinhamento, respiração e o centrando (ativação do CORE).

•Alinhamento: Consciência do posicionamento do corpo, onde a coluna parte de uma zona de neutralidade (lordose cervical, cifose torácica e lordose lombar):

•Respiração: Coordenação entre o CORE e o diafragma (principal músculo da respiração):

Ativando o CORE: A partir da respiração  e alinhamento corretos, podemos ativar o CORE através da contração do Assoalho Pélvico ou Períneo, onde a manobra seria prender levemente o fluxo urinário. Esta manobra ativa o músculo Transverso do Abdômen que é a camada mais profunda dos músculos abdominais e também ativa o Multífido, que é o músculo situado ao lado das vértebras, formando o cilindro da estabilidade e tornando a coluna estável e protegida para movimentos sujeitos á força, impactos e torções.

Se os músculos do CORE estiverem ativados e fortes, a musculatura mais superficial do abdômen, como o reto abdominal e os oblíquos, fortalecem com maior facilidade, pois recebem um suporte maior do CORE. Então, conclui-se que o fortalecimento dos pequenos músculos que compõem o POWERHOUSE não apenas curam ou previnem dores lombares, mas também potencializam os músculos superficiais, facilitando o fortalecimento do abdômen de todas as maneiras.

Em Sobral somente na Oxxi academia você encontra o Bodybalance. Um treinamento completo que junta o melhor do Tai Chi, Yoga, Pilates e Feldenkrais desenvolvendo força, equiibrio e flexibilidade.

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