Escolha do tênis certo evita lesões na hora da corrida

Na hora de escolher um calçado, é bom não cair na armadilha de prestar mais atenção no designe ou na marca, do que em sua funcionalidade. Esse é um erro comum, e que pode levar a problemas sérios na hora da prática esportiva. O tênis deve ser escolhido de acordo com o fim que ele será usado. Não adianta nada comprar um calçado de passeio se você irá correr, por exemplo. Outro fato importante é lembrar que o tênis deve ser confortável desde o início. Aquela história de que o ele irá se adaptar ao pé não deve ser levada em conta.

Procuro neste artigo, ajudar quem está procurando o tênis certo para correr a tomar a decisão certa, sem cometer os erros mais comuns. É preciso ter em mente qual o objetivo que se quer alcançar com a compra dos diferentes tipos de calçados.

Um bom tênis de corrida deve ter as seguintes características:

– Câmara superior macia
– Boa flexibilidade
– Contraforte resistente e firme
– Rigidez torcional
– Boa absorção do choque (sola com baixo peso)
– Boa tração e aderência ao solo

Atualmente são desenvolvidos modelos específicos e individualizados, que levam em consideração os diferentes tipos ou padrões dos corredores, além das diferentes modalidades de corrida. Eles normalmente são mais caros, mas para quem está procurando correr em um nível quase profissional, vale a pena investir nesses produtos.

Hora de trocar o tênis
A hora certa da troca do calçado varia de acordo com alguns fatores. Depende do próprio calçado, do material usado para sua confecção, das condições e da superfície em que é usado e das características próprias de sua marcha e estilo de corrida.

Em média um tênis de corrida é feito para durar de 550 a 800 quilômetros. A flexibilidade ou ainda a rigidez do calçado deve ser periodicamente revisada, pois estes são alterados com o tempo e deixarão de conferir proteção; o mesmo deve ser feito avaliando-se o alinhamento e firmeza da parte superior do calçado. A avaliação pode ser feita colocando-se o calçado em uma mesa e olhando-se de trás, conferindo-se assim a integridade e grau de desgaste, a deformidade é sinal de desgaste.

Os calçados esportivos são importantes ferramentas para a prevenção e tratamento de lesões esportivas, podendo participar no mecanismo de absorção de energia, assim como conferir estabilidade e controle de movimentos. Este equipamento, porém, está também envolvido no surgimento das lesões o que é fator de preocupação para o profissional da área de saúde e educação, além de gerador de pesquisas e desenvolvimento junto à indústria esportiva.

Não se deixe levar por vendedores que querem lhe orientar sobre qual calçado usar para os casos de mau apoio plantar, procure seu médico especialista na área e ele com certeza irá lhe ajudar.

Exercícios de trocas de postura ajudam a combater dores nas costas

Quando somos crianças não temos vergonha de fazer inúmeras posições e nos movimentamos naturalmente. Espreguiçamos, rolamos, agachamos, deitamos e levantamos com uma alegria invejável. Entretanto, ao passo que envelhecemos e nos tornamos adolescentes, jovens e adultos, cada vez mais esquecemos desses movimentos, e fiamos grandes períodos ou sentada ou deitada. Se pararmos para pensar uma pessoa que não tem uma vida ativa, onde sua atividade profissional é na postura sentada, seria mais ou menos assim: acorda, um pouco de movimento para se arrumar. Para tomar café sentado; no carro sentado; e no trabalho; e na hora do almoço? Sentado…e assim por diante.

Se você é uma dessas pessoas, aqui vai mais uma opção para alegrar o seu corpo com trocas posturais. Como o próprio nome diz, sair de uma para a outra postura, com um movimento natural que o corpo já sabe fazer. Deitar, rolar, sentar, e ficar em pé. Estas simples trocas podem auxiliar no inicio de um programa de treinamento, e ajudar você a melhorar seu bem-estar seu condicionamento físico.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s