A Respiração Correta

Sua importância, como esta pode prevenir dores cervicais e lombares

Pelo menos 80% da população mundial já sentiu dores na coluna. Dentre as principais causas, as mais conhecidas são: sedentarismo, má postura e exercício físico não orientado e, além destas, sabe-se hoje que outro fator importante é o padrão respiratório incorreto. Todos estes fatores podem gerar desequilíbrio no nosso sistema músculo-esquelético, causando disfunções e levando à dor.

Como a respiração correta pode evitar danos à nossa coluna?

“O corpo sempre faz o caminho de menor resistência”. Quando há um trabalho excessivo de um grupo muscular, ocorre a inibição de outros grupos musculares, pois eles ficam “preguiçosos”, e este mecanismo pode levar à dor e tensão.

No nosso corpo existem os músculos locais (profundos) e os músculos globais (superficiais). Os músculos locais são responsáveis pela estabilização da coluna vertebral, ou seja, pelo controle da postura. Os músculos globais são responsáveis pelos movimentos rápidos e produção de força. Esses dois sistemas precisam trabalhar harmoniosamente para se obter um movimento de boa qualidade. O diafragma é um músculo local, responsável por separar a cavidade torácica da abdominal e quando se contrai (na respiração), permite que os pulmões atinjam um bom volume de ar. Esta respiração é a correta, aumenta a pressão intra-abdominal, levando a um bom funcionamento do organismo, facilitando o retorno do sangue para o coração e também prevenindo dores cervicais e lombares.

A Respiração e a Região Cervical:

Como o diafragma é o principal músculo respiratório, este pode sofrer algum tipo de alteração, levando à falta de controle ou sua inibição. Os músculos que auxiliam a respiração estão situados na região do pescoço e tórax. Eles se tornam responsáveis pela respiração e o excesso de atividade pode causar dores e tensão nesta região, levando até a dores de cabeça.

A Respiração e a Região Lombar:

O diafragma também faz parte dos músculos locais que estabilizam a coluna lombar; juntamente com ele estão o transverso do abdome, o assoalho pélvico e outros, onde todos se encontram através de uma membrana e terminam na coluna. Portanto, se algum destes músculos estiver com a ação alterada, pode levar a lombalgias e outras dores e incômodos.

Percebe-se, através destas informações, que a respiração diafragmática é muito importante, principalmente durante a atividade física, onde o nosso corpo está sob grande desafio.

Por incrível que pareça, “muitas vezes pode-se diminuir ou tratar as dores cervicais e lombares através da correção respiratória”.

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