Verão com consciência

Para aproveitarmos tudo de bom que o verão pode nos proporcionar: praia, sol, amigos, família, precisamos tomar cuidados com a alimentação e a hidratação.

Com o clima mais quente, o nosso corpo passa por algumas mudanças, pelas quais temos que ficar atentos para proteger a saúde.

Hidratação no verão

Além da alimentação entes e depois do exercício, precisamos sempre nos lembrar da hidratação, que é importante em todas as estações do ano, mas durante o verão merece atenção especial.

É recomendada a ingestão de 2 litros de líquidos por dia, de preferência entre as refeições, mas essa quantidade pode variar de acordo com a atividade física e a temperatura ambiente.

Para manter a temperatura ideal, nosso corpo transpira, e com o suor perdemos líquidos e sais minerais. Como no verão as pessoas suam ainda mais, nosso corpo perde mais líquido, por isso sentimos mais sede.

Mas atenção, a sede já é um sinal de desidratação! Durante a prática de atividade física, é importante ingerir líquidos mesmo sem sentir sede.

Boas opções para essa situação são as bebidas específicas para praticantes de atividade física, que vão poder te ajudar na reposição dos sais minerais perdidos no suor e também dar aquele pique a mais, fornecendo energia extra para os músculos em movimento.

   DICAS PARA MANTER SEU PIQUE NESTE VERÃO

Garanta que seu corpo esteja hidratado.

Estar com corpo hidratado antes de iniciar o exercício é uma boa tática para manter o pique durante a atividade física. Então lembre-se de ingerir líquidos antes do inicio do exercício.

Não confie na sede. Procure consumir líquidos mesmo sem sentir sede durante as baladas, exercícios ou no dia-a-dia  para minimizar as perdas de líquidos e escolha a bebida adequada para estas situações.

Beba. Não despeje. Jogar líquidos sobre sua cabeça pode ser muito agradável, mas não vai ajudar a repor os líquidos corporais ou diminuir a temperatura corporal.

Nunca pratique nenhum exercício físico em jejum ou em intervalo maior do que 4 horas após a última refeição. Um pequeno lanche pode resolver.

Pratique exercícios de manhã ou no final da tarde. É nesse período que o dia está mais fresco. Evite também o sol direto para minimizar o calor irradiado pelo sol e as superfícies quentes.

Faça intervalos. Aumente a freqüência e a duração dos intervalos de descanso para ajudá-lo a manter-se hidratado e com a temperatura corporal mais baixa.

Evite alimentos com muita gordura na refeição que antecede a atividade física, como por exemplo, frituras, carnes gordas, creme de leite, queijos e embutidos.

Reconheça os sinais de desidratação:

 • urina amarelo escuro

• perda de energia

• tontura

• perda de coordenação

• cãibras

• dor de cabeça

• cansaço

Vista-se de acordo com o clima. Manter-se fresco quando está quente significa usar roupas leves e adequadas para o calor.

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