[olimpíadas] Sarah Menezes é ouro e faz história no judô

A brasileira Sarah Menezes acaba de fazer história em Londres. Ao vencer a romena Alina Dumitru na categoria até 48kg, ela não só conquista o primeiro ouro de uma mulher no judô, como faz da modalidade, ao menos por enquanto, a mais premiada do esporte brasileiro – 17 contra 16 da vela. Coloca ainda, pela primeira vez na história, o Brasil no topo do quadro de medalhas olímpico (mesmo que momentaneamente).
Número três no ranking mundial, Sarah garante o segundo pódio do Brasil nos Jogos que acabam de começar, já que Felipe Kitadai foi bronze pouco antes na categoria até 60kg.
Na luta, Sarah dominou a rival europeia, medalha de ouro em Pequim-2008, e em nenhum momento parecia perder o duelo mesmo sem conseguir mover o placar. Só no último minuto ela conseguiu um yuko e um waza-ari para subir ao topo do pódio.

O retrospecto diante da campeã olímpica em 2008 era favorável à brasileira. Nas cinco vezes que se enfrentaram, três vitórias para Sarah (Rio de Janeiro 2011, Almaty e Paris 2012) e duas para Alina (Budapeste 2008 e Rotterdam 2009). No último duelo pré-Jogos, a judoca do Brasil conquistou o Grand Prix de Moscou, há dois meses, enfrentando a belga na decisão.

No caminho até a final, a brasileira passou por Tu Ngoc Van, do Vietnã, Laetitia Payet, da França, Shugen Wu, da China, e Charline van Snick, da Bélgica, para ser a primeira brasileira numa decisão de torneio feminino de judô na história dos Jogos.

Com isso, ela supera a melhor colocação das mulheres na modalidade. Em 2008, nos Jogos de Pequim, Ketleyn Quadros subiu ao pódio com a medalha de bronze. Há quatro anos o país também comemorou o primeiro ouro individual feminino numa Olimpíada, quando Maurren Maggi venceu a competição do salto em distância.

Judô
Com a conquista de Felipe Kitadai também neste sábado, o judô brasileiro chega a 17 medalhas na história dos Jogos. A previsão do COB é de quatro medalhas em Londres, o que pode fazer o esporte ser o mais premiado dentre todas as modalidades – vela tem 16.

Bronze
Nos duelos que valeram medalhas de bronze, Charline van Snick, vítima de Sarah, venceu a argentina Paula Pareto e garantiu o pódio para a Bélgica. Depois, Eva Csernoviczki, da Hungria, ganhou de Fukumi Tomoko, do Japão.
Em Sobral, na Oxxi academia, você encontra o Bodycombat – programa que utiliza  movimentos e posturas de diversas artes marciais; Bodybalance – programa de educação postural que utiliza o melhor do Yoga, Tai Chi e Pilates; CX Worx – o mais intenso e desafiador treinamento para o Core que entrega resultados onde é mais importante. Consulte nossos treinadores.
Fonte: ESPN
Anúncios

6 comentários sobre “[olimpíadas] Sarah Menezes é ouro e faz história no judô

  1. these kind of post are always inspiring and i prefer to read quality content so i’m happy to find many good point here in the post, writing is simply great, thank you for the posthttp://www.acertemail.com

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s