Você não faz ideia que está engordando

Um novo estudo da Universidade de Washington em Seattle (EUA) descobriu um fato surpreendente e alarmante: a maioria de nós não faz ideia se está perdendo ou ganhando peso.

A maioria dos 775.000 participantes do estudo que disse que perdeu peso entre 2008 e 2009 na verdade ganhou. Em média, os adultos erraram por meio quilo, o que pode parecer pouco, mas é preocupante por causa do acúmulo ao longo dos anos.

Segundo os pesquisadores, as descobertas têm implicações na saúde pública. Nós estamos negando tanto a nossa tendência a ganhar peso, que mesmo os esforços públicos para explicar a epidemia da obesidade podem não funcionar se continuarmos achando que não estamos engordando.

Por exemplo, se os pesos que os participantes relataram que tinham fossem verdadeiros, então a epidemia da obesidade teria diminuído em vez de subido, que foi o que realmente aconteceu.

As mulheres são um pouco melhores do que os homens em medir as mudanças em seu peso. Os jovens também foram melhores que os mais velhos em estimar seu peso. Adultos com mais de 50 anos erraram seu peso em cerca de um quilo por ano, e as pessoas com diabetes erraram por cerca de 1,80 kg por ano.

Não sou gordo(a)

Porque não sabemos que estamos engordando? “Isso pode estar relacionado ao otimismo ou vaidade, ou uma verdadeira falta de consciência das mudanças”, sugere a pesquisadora Catherine M. Wetmore.

Como o peso é fator de risco para diversas doenças, como diabetes, por exemplo, as consequências dessa tendência de negação podem ser muito ruins.

Então como se manter consciente de seu peso?

Sei que se pesar todo dia é algo que ninguém (pelo menos as mulheres) gostaria de fazer. Isso parece até vir na contramão de outros conselhos que querem afastar a ditadura da estética. Mas manter um bom peso não é só sobre aparência: como ficou claro nesse estudo, a saúde de milhões de pessoas pode estar em risco.

Sendo assim, pesar-se em uma base regular pode ser produtivo. Também, verifique se suas roupas ainda estão servindo – seja honesto em sua observação. Se seus números começaram a subir e as calças estão ficando apertadas, preste atenção.

Essa não é a primeira vez que os pesquisadores notam que as pessoas não sabem seu verdadeiro peso, nem o verdadeiro peso de seus filhos. Em um estudo anterior, quase25% das mulheres com sobrepeso ou obesas se classificaram como normais ou até abaixo do peso, enquanto uma boa parte das participantes que estavam na média ou abaixo de seu peso ideal relatou prática de comportamentos de dieta, alguns nenhum pouco saudáveis.

Sendo assim, da próxima vez que sua namorada perguntar se ela está gorda, seja qual for a resposta correta, é melhor dá-la. Ser honesto pode custar seu relacionamento, mas salvar a vida de sua amada.[WebMDYahoo]

Fonte: Hypescience // Fotos: Reprodução

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s