Atividade Física – Remo

O remo eleva sua qualidade de vida, bem-estar e auto-estima, pela prática do esporte e contato com a natureza. É um esporte completo, que trabalha todos os grupamentos musculares. Exige bastante força e resistência muscular. O remo é um esporte que ajuda bastante no ganho de massa, na definição muscular e no aumento da capacidade aeróbica, para poder facilitar a oxigenação da grande quantidade de massa muscular utilizada no esporte.

O remo é um esporte que exige bastante cuidado com a alimentação, muito treinamento e preparação física. O barco de remo pode sair com 1 pessoa (Skiff Simples), com 2 pessoas (Skiff Duplo, Skiff Duplo Leve e o Dois Sem), com 4 pessoas (Skiff Quádruplo, Quatro Sem e Quatro Sem Leve) e com 8 pessoas (Oito Com Patrão). Por isso é muito importante você estar muito bem preparado. Quando você vai para a água com mais pessoas no barco é preciso acompanhar o ritmo dos companheiros. Se você não estiver bem preparado pode atrapalhar o rendimento de toda a equipe. Quando você sai no barco sozinho é importante estar bem preparado também, porque pode ter certeza que o seu adversário estará.

Quando se trata de esportes que exigem muito de nosso corpo, é essencial dar uma atenção especial para a alimentação. É importante ingerir uma boa quantidade de nutrientes, pois seu corpo vai demandar bastante energia. Nem sempre os alimentos vão conter toda a quantidade de nutrientes que você precisa para ter um bom rendimento nos treinos e nas competições. Por isso, é importante suprir suas necessidades com a suplementação. Os suplementos contêm nutrientes que vão ajudar no ganho de massa, na manutenção de massa muscular, na perda de gordura e na manutenção do seu sistema imunológico. Esses são fatores muito importantes para o remador desempenhar um bom papel dentro da água.

– Benefícios do remo:

  • É um treinamento cardiovascular e muscular que trabalha todos os músculos do corpo.
  • Proporciona contato com a natureza.
  • É um esporte com um alto gasto calórico. Para praticantes, entre 400 e 800 Kcal/hora.Mas em um treino profissional ou em uma competição, o atleta pode chegar a perder 3.000 Kcal.
  • Em um mês já dá para notar diferença, pois é um esporte que trabalha todos os músculos do corpo.

– Riscos/cuidados do remo:

  • O remo apresenta poucos riscos de lesão, apesar disso, deve-se tomar muito cuidado com a região lombar, que pode sofrer sobrecargas.
  • Saber nadar.
  • Alongar-se bastante antes do treino.
  • Usar protetor solar, pois o remador fica bastante exposto ao sol.
  • Óculos escuros também deve ser uma precaução do remador, para proteger-se da exposição ao sol.

– Principais grupamentos musculares utilizados no remo:

  • Peitoral.
  • Abdômen.
  • Quadríceps.
  • Panturrilha.
  • Bíceps.
  • Deltóide

Fonte: CorpoPerfeito e Equinox

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