Na grande maioria das vezes quando alguém precisa perder peso qual é a atividade logo recomendada? Exercício aeróbico! É até engraçado parar para observar na academia: os mais gordinhos sempre se matando ficando horas na esteira! Está errado? Não! Não está errado.. Eu mesma já escrevi aqui alguns artigos mostrando como o aeróbico funciona para a queima de gordura (emComo otimizar a queima de gordura). Mas o que eu vou escrever hoje é que não é somente o aeróbico funciona para este objetivo.

Sim! Atividade de força (musculação) pode ser uma atividade bem eficiente quando o objetivo é a perda de peso. Vamos explicar o que ocorre no organismo durante este tipo de exercício:

Provavelmente você aprendeu no colégio (nas aulas de biologia) que as atividades anaeróbias (que não entravam na cadeia respiratória – atividades de força) eram menos vantajosas para o organismo, uma vez que rendiam como produto final apenas 2 ATPs enquanto as atividades aeróbicas eram por sua vez mais vantajosas pois geravam como produto final 36 ATPs, fornecendo portanto bem mais energia para o corpo.

Pensando que o nosso objetivo é gastar mais calorias será mesmo que o aeróbico é mais vantajoso? Para facilitar o pensamento vamos simular 1 mol de glicose. No caso do anaeróbico este 1 mol geraria apenas 2 ATPs enquanto no aeróbico este mesmo 1 mol geraria 36 ATPs. Ou seja, muito mais quantidade de glicose será necessária para produzir a mesma quantidade de energia (ATP) do sistema aeróbico.

Resumindo: estaríamos gastando mais calorias usando o sistema anaeróbico do que usando o aeróbico para produzir a mesma quantidade de energia, ou seja, para produzir a mesma quantidade de energia mais caloria é gasta quanto o sistema menos vantajoso para o organismo (anaeróbico) é utilizado.

 outras razões para incentivar a prática de atividades de força para quem busca a perda de peso, como o aumento da massa muscular e aceleração do metabolismo.. Mas fica para próximos posts!

Atenção! Não estou dizendo que a atividade aeróbica não seja importante!

Boa dieta e bons treinos.

Post via frangocombatatadoce, todos os direitos reservados ao autor. Publicação com intuito de divulgação.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s