Foto Adidas/Reprodução

Por Lucas Scherer e Rinaldo de Oliveira
Para a seleção brasileira a Copa 2014 foi um fiasco, uma vergonha: amargou o quarto lugar e levou 10 gols só nos últimos dois jogos, contra a Alemanha e Holanda.
A imprensa internacional apostava em um desastre ainda maior: que incluía a organização do evento. Mas se enganou, como afirmam correspondentes internacionais, ouvidos aleatoriamente pelo SóNotíciaBoa – que vieram cobrir a Copa no Brasil – e uma pesquisa feita pela BBC de Londres (veja abaixo)

Meses antes da abertura, a Fifa questionava as obras nos estádios, nos aeroportos brasileiros e de acessibilidade, que não ficariam prontas a tempo – uma pequena parte realmente não ficou, mas não chegou a atrapalhar o bom andamento do evento.

“Ouvimos coisas ruins sobre a organização, que os estádios não estavam prontos, que haveria problemas com tráfego, aviões não chegando no horário, que o Brasil é perigoso, ladrões, roubos”, disse ao SóNotíciaBoa Mark Miserus, repórter do jornal Volks Krant, da Holanda.

O jornalista japonês Kazuichi Yane, fotografo do GG press, do Japão, chegou aqui com um pé atrás:
“Eu esperava mais perigo, muitas cenas de crimes”.

As manifestações populares anteriores à Copa também causaram insegurança.

O brasileiro Élcio Ramalho, correspondente da Rádio França Internacional – que mora na Europa há mais de 10 anos e veio cobrir o evento – confirmou o receio dos profissionais sobre a Copa do Mundo no Brasil.

“O governo francês soltou uma cartilha pedindo para as pessoas tomarem cuidado e terem no bolso 50, 100 reais. Caso fossem importunadas, assaltadas, teriam algo para dar aos ladrões”, lembra.

A realidade foi outra
Os repórteres estrangeiros ouvidos disseram que não tiveram problemas durante a cobertura da Copa: para trabalhar, se locomover, para se hospedar, passear e se divertir nas cidades-sede, no pouco tempo que sobrava.

E ressaltaram que ficaram surpresos com a organização do evento:
“Vocês tiveram uma grande copa. A organização foi perfeita. Não tive problemas. Entrar nos estádios, dentro dos estádios, os voluntiarios sáo amáreis, cheios de alegria”. Estou absolutamente satisfeito com essa copa do mundo”, disse o holandês Mark Miserus.

Phillip ZickGraf, jornalista da RFI, Rádio França Internacional, disse que viajou 12 vezes aqui no Brasil, esteve em 8 cidades-sede da Copa e “nada de ruim aconteceu. Hotéis funcionaram, vôos funcionaram”.

O mexicano Roberto Carlos Lucas Marques qualificou o evento de “positivo”.
Falou da alegria e do bom tratamento que teve por aqui e disse: “nada de negativo tenho pra levar para o México”

A imagem do Brasil também mudou para o japonês Kazuichi Yane: “depois de vir pra cá eu percebi que (o país) é melhor e seguro, e o povo é muito amigável e gentil”.

Boas lembranças
“Muito boa impressão” é o que Yane disse que vai levar do Brasil.

“Estou feliz por ter passado as últimas semanas aqui e acho que a organização foi melhor do que muitas pessoas esperavam no meu pais, na Europa. Estou absolutamente satisfeito com essa Copa do Mundo”, afirmou o Holandês, que pretende voltar ao Brasil.

O que chamou a atenção de Phillip ZickGraf, da RFI – nesta que foi a sexta Copa do Mundo que ele cobriu – foi “o ambiente, dentro e fora dos estádios”. “Os estádios cheios e o clima muito festivo nas torcidas”, disse.

Eleição BBC
O público da BBC de Londres elegeu a Copa do Brasil a melhor de todos os tempos.
A pesquisa foi feita com os leitores de sua agência de notícias na web.
A Copa do Mundo de 2014, no Brasil, foi escolhida a campeã, com 39% dos votos.
Em 2º lugar ficou a Copa de 1990, na Itália.
Em 3º a de 1966, na Inglaterra; e em seguida as de 1998 e 2006, na França e na Alemanha, respectivamente.
Segundo a publicação, a Copa no Brasil ganhou em 8 subcategorias analisadas, entre eles: “belos gols, cor, moda, atmosfera, resultados chocantes e uma mordida fizeram do Brasil 2014 a melhor Copa do Mundo”.
O resultado foi divulgado no Twiiter da BBC. Veja aqui.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s