ArtComo qualquer pessoa tentando ficar em forma sabe, sem um esforço continuo, nós perdemos o que ganhamos/evoluimos. Entrar em forma pode ser difícil, permanecer em forma é mais difícil ainda. Quando olhamos para modelos capas de revistas e as celebridades que conhecemos, pensamos que essas pessoas são capazes de manter seus corpos incríveis por anos sem fim. Entretanto, eles podem sim se focar em suas atividades físicas por horas durante o dia. O resto de nós temos que dedicar parte de nosso tempo livre para se exercitar.
Quando as outras obrigações se impõem, nós perdemos o que trabalhamos tão duro para conseguir. Observando algumas rotinas de pessoas que mesmo trabalhando e estudando 50-80 horas semanais (plantonistas, professores, pesquisadores e etc), conseguem manter uma rotina saudável de exercícios, retiramos algumas dicas que compartilhamos aqui com vocês.
1. Sempre tenha comida preparada e disponível.
Isto pode parecer contraditório de início. Por que facilitar o acesso para comida 24 horas, 7 dias por semana se o seu objetivo é se manter em forma? Quando você trabalha por longas horas, e não consegue garantir que refeições saudáveis estarão disponíveis, ter lanches como oleaginosas (castanhas, nozes, amêndoas…) e vegetais disponíveis garante que você mantenha seu metabolismo em boa condição, assim como evita que você qualquer porcaria que esteja por perto.
2. Ninguém é perfeito, mas tente não se enganar.
Quando não podemos manter uma rotina saudável, estamos mais aptos a sucumbir às influências externas. Alguém pode deixar um pacote de biscoitos na sala do repouso, doces em sua mesa ou trazer rosquinhas para o pessoal do seu setor inteiro. Só porque você não está em casa, não significa que você é obrigado a participar. A dica anterior ajuda muito nesse momento: compartilhe do momento social, mas você pode usar o seu lanche para saciar sua vontade de comer naquele momento. Com seu lanche mais saudável por perto, você vai ser mais forte e resistir com mais probabilidade às calorias desnecessárias oferecidas pelos outros.
3. Faça o melhor com as suas opções
Às vezes, mesmo com todo o planejamento, você acaba como única opção tento que comer algo que você não esperava. Talvez porque você teve uma reunião extra, recebeu um prazo menor para concluir um trabalho ou teve que ficar até mais tarde. Independente do motivo, é importante manter a cabeça no lugar e escolher a opção menos prejudicial. Quando há um restaurante ou café por perto, escolha uma salada, por exemplo. Se você só tem uma máquina de lencinhos para comprar algo, procure por castanhas, amêndoas, nozes… Não é hora de jogar tudo para cima e escolher sorvete, batata frita e refrigerante. Fique firme e você não se arrependerá das suas escolhas.
4. Programe-se para o sucesso
Se você se vê aprisionado comendo coisas que normalmente não comeria, não jogue tudo para cima e acabe repetindo as mesmas ações o tempo todo. Ao invés de esperar que você fique faminto e coma qualquer coisa que estiver na sua frente, planeje-se pas trazer uma refeição consigo no dia posterior. Ter uma lancheira vai fazer você economizar e vai prevenir um processo de catabolismo, assim como permite que você controle completamente sua ingestão nutricional.

5. Mesmo um pouco de exercício já ajuda.

Talvez você não tenha muitas horas para gastar treinando depois que você chega em casa. Tudo bem. Só de engajar seus músculos em algum exercício já previne que eles atrofiem. Algumas séries de flexões e abdominais e seus músculos vão lembrar direitinho que eles são necessários. Mesmo que isso possa não ser tão bom quando uma sessão completa na academia, vai ajudar a preservar o trabalho que você já investiu em seu corpo.
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