Se você pratica Levantamento de Peso Olímpico ou musculação, ou qualquer outra modalidade com pesos, já parou para se perguntar se você tá fazendo isso certo? Especificamente, você levanta peso suficiente? De acordo com um estudo feito pela Universidade de Michigan, a maioria de nós não.
Pesquisadores colocaram iniciantes (homens e mulheres) em uma série de movimentos, permitindo que eles escolhessem seus próprios pesos. Depois de testar sua capacidade de 1 repetição no peso máximo, eles determinaram que a maioria escolheu um peso bem abaixo do que era necessário para estimular o crescimento muscular.
Tá com peso na consciência por pegar leve? Se sim, você pode não estar vendo os resultados que você gostaria. Vamos aprender alguns motivos pelos quais mais pesos podem mudar completamente seu corpo.
Por que pegar pesado é a chave para perder peso?
Você sabe que perder gordura envolve aumentar o seu metabolismo. O que você pode não saber é que os músculos tem um enorme papel nesse aumento.
Uma libra de músculo (cerca de 2,3 quilos) queima cerca de 10-20 calorias por dia enquanto 1 libra de gordura queima 5. Significa que qualquer crescimento do seu tecido muscular vai ajudar na queima de calorias durante todo o dia.
O que o treino de força faz pelo seu corpo
  • Aumenta a taxa metabólica de descanso, assim você queima mais calorias, enquanto descansa. Deixa você magro e esbelto — músculos ocupam menos espaço do que gordura, então quanto mais músculos você tem, mais magro você aparenta ser.
  • Fortalece seus ossos e os tecidos conectivos, que podem proteger seu corpo de danos na vida diária.
  • Aumenta seu equilíbrio e sua estabilidade.
  • Aumenta sua confiança e sua auto-estima.
Maaaaaaas… Isso tudo só funciona se você estiver usando peso suficiente para estimular o crescimento muscular. Em outras palavras, se você consegue levantar os pesos que você escolher (na maioria dos exercícios) por mais de 16-20 vezes, você pode não ver esse tipo de queima de gordura…
E por que fugimos de pesos pesados?
Então, por que a gente simplesmente não pega mais pesado? Para algumas pessoas, pegar pesado é assustador, especialmente se você nunca fez isso antes. Aquelas barras… Aqueles pesos… Todas aquelas pessoas que parecem saber muito bem o que estão fazendo… Tudo isso é suficiente para pular qualquer tipo de exercícios com pesos. Além disso, há muitos outros motivos para os medos que invadem as nossas mentes, como:
É estranho. O objetivo de levantar pesos, no caso de você ainda não saber, é levantar o máximo de peso possível (com uma boa execução) pelo número de repetições escolhidas. Na vida cotidiana, nós geralmente não levavamos nossos músculos à exaustão, então essa ideia pode parecer meio louca. Uma razão pela qual para iniciantes é melhor ir aumentando os pesos aos poucos.
Medo de se machucar. Porque nossos músculos queimam quando estamos nos exercitando, as pessoas frequentemente acham que estão se machucando. Um machucado pode ser um grande medo para alguém que está começando,  se você não tiver cuidado e ir rápido demais, sem que o corpo esteja pronto. Ir devagar, mas desafiando seu corpo vai ajudar a evitar acidentes.
  • Confusão. Quando você nunca fez isso, talvez você não saiba exatamente o que fazer agora. Será que é pesado demais? Será que é leve demais? Leva um tempo para você se acostumar. Você pode sempre consultar um profissional para ter maiores instruções.
  • Medo de ficar grande demais. Ainda existe um mito antigo que os homens tem que pegar pesado e as mulheres tem que pegar leve, ou elas ficarão grandes demais. Meninas, leiam isso: pegar pesado não vai fazer de vocês monstros enormes — vocês simplesmente não tem os níveis de testosterona suficiente para ter tanto músculo assim. Pegar pesado vai ajudar a perder gordura.
  • Medo de sentir dor. Outra coisa sobre musculação ou levantamento de peso olímpico é o fator psicológico. O nível de desconforto associado a treinar até a fadiga muscular é bem alto. Se você nunca levantou peso antes, você talvez não consiga superar esse desconforto para levantar tanto peso quanto você é realmente capaz. Novamente, isso é uma boa razão para você ir com calma e ir aumentando seus pesos aos poucos, progressivamente, enquanto trabalha sua confiança.
Todos esses medos deixam as pessoas levantando os mesmos pesos por semanas e mais semanas, meses ou até anos! A maioria desses medos não tem fundamento, se você tirar um tempo para relaxar, concentrar-se no seu treino e avançar sempre aos poucos até a fadiga muscular, aí você fará seus músculos crescerem.
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2 comentários sobre “Tá levantando peso suficiente?

  1. Eu sempre tento aumentar aos poucos o peso dos exercícios que percebo que estou fazendo mais fácil. Mas sei que exagerar pode realmente machucar o corpo. Tem alguma dica de como saber se o peso que estou usando é adequado? Certos equipamentos, como o legpress por exemplo, se você colocar peso demais, vai acabar esmagado.

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  2. Oi, Juliana!
    Registrar seus pesos diariamente é uma boa forma de acompanhar a sua evolução e dai acompanhar um aumento. O melhor é sempre aumentar gradualmente os pesos. Se o seu corpo não está mais respondendo após o treino (aquela dor muscular que você sente após uma boa sessão de musculação, devido à fadiga muscular), é um sinal de que os pesos estão sendo suficientes. Se você não está sentindo nada, está na hora de se desafiar um pouco mais. Uma ótima maneira de verificar isso é realizar também um teste para descobrir o valor da sua repetição máxima para determinados exercícios. Desse valor, você pode trabalhar com 75% – 80% dessa carga. Converse com seu treinador para maiores orientações do exame! 🙂

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