Já foi o tempo que a obesidade era exceção. Já foi o tempo que a obesidade era somente um problema estético. Já foi o tempo que a recomendação para o emagrecimento era simples. O problema se tornou grave. A obesidade, a gordura a mais em nosso corpo, mata! E a forma como vivemos hoje em dia, ligados 24 horas no smartphone, ajuda a piorar ainda mais esse quadro.

O primeiro passo importante em todo o processo de emagrecimento é ter consciência que a obesidade é uma doença crônica que exige reeducação alimentar e exercício físico regular. O emagrecimento deve ser constante. Aquela ideia de “como uma coisa aqui” e “queimo ela ali” não funciona e foi uma das grandes responsáveis pela epidemia mundial de obesidade. Emagrecimento não é fácil e não é rápido. Mudar nosso organismo e nosso metabolismo exige disciplina, tempo e vontade.

O segundo passo é usar todos os exercícios e métodos disponíveis para criar um programa completo para o emagrecimento. Aeróbico ou intervalado de alta intensidade? Os dois! E mais o treinamento com pesos. Na última década, muitas pesquisas acharam resultados interessantes da incorporação desse tipo de treino (com pesos) para o emagrecimento. A mudança na composição corporal (gordura e músculos) é sempre melhor quando existe a combinação de todos esses tipos de treinamento. E se esse treino é realizado com peso livre (barras e pesos), na posição em pé (sustentando o corpo e consequentemente “gastando”mais calorias), o resultado será muito mais expressivo!

No terceiro passo está o controle do stress e a diminuição do débito de sono. O stress e a falta de um sono de boa quantidade e qualidade, faz com que o corpo acumule gordura, principalmente na região abdominal. Os hormônios do stress são os responsáveis nesta situação. E nesse caso você só emagrece se, além de fazer uma reeducação alimentar e treinar, conseguir relaxar!

Nos últimos meses, tenho acompanhado e capacitado os professores da Academia Oxxi para não apenas entender esse quadro complexo, mas saber como trabalhar com o aluno da melhor forma possível para que este consiga o seu resultado.

Bons treinos!

Autor-Rambo

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Um comentário sobre “Emagrecimento e Obesidade no Século XXI

  1. É sabido que não existem “milagres” quanto aos benefícios da atividade física.
    Eu acredito em 3 itens muito importantes para que você sempre desfrute dos benefícios de praticar atividade física regularmente:
    1 – Procure SEMPRE ser orientado(a) por um(a) Profissional de Educação Física;
    2 – Não baseie seu emagrecimento ou resultado somente pela balança. Músculos também pesam. A balança só te mostra a parte estética. Fique atento as mudanças fisiológicas;
    3 – A continuidade da prática de atividade física é muito mais importante que o volume dessa atividade;
    4 – Nunca tenha vergonha de procurar ajuda para atingir seus objetivos. Os Profissionais de educação física estão aqui para ajudar. Bom, pelo menos a maioria deles.
    5 – Pratique uma atividade que você goste. Que te dê prazer. Que você tenha tesão de praticar.
    Bons treinos e sucesso!

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