Você já pode ter ouvido falar que o ato de sentar é o “novo fumar”. E isso se deu porque nos últimos anos, as pesquisas  mostraram que sentar em repouso por tão pouco quanto 30 minutos pode causar mudanças em seus vasos sanguíneos e em seu sistema cardiovascular que levam a danos e resultados similares àqueles provocados pelo fumo de cigarro.
Longos períodos sentado levam a morte prematura
Pesquisa mostra que longos períodos de bumbum na cadeira é um fator de risco para morte prematura. Entretanto, o menor ato de levantar a cada 20 minutos pode quebrar esse ciclo de mudanças fisiológicas danosas que o ato de sentar produz.
Um estilo de vida de sedentarismo crescente, um dos inimigos de nossa existência moderna, aumentou o risco das doenças cardiovasculares, diabetes e obesidade. A pesquisa também encontrou que o tempo prolongado sentado está associado com a qualidade de vida inferior em adultos de 60 anos ou mais.
O ato de ficar sentar por longos períodos leva à obsesidade
Outras pesquisas notaram que não é incomum que muitos indivíduos passem pelo menos metade de suas horas ativas do dia sentados — tempo no qual os músculos permanecem relativamente em repouso. Tanto tempo em repouse, fisicamente falando, resulta em menos calorias queimadas e mais peso ganho que eventualmente leva a obesidade.
Inquietação ao resgate
Pesquisas médicas descobriram que algumas pessoas — aquelas mais inclinadas à inquietação — queimam centenas de calorias extras por dias só através desses movimentos extras.
Pense naquela pessoa que você conhece que está sempre batendo o pé, balançando ou apertando a tampa da caneta, girando ou inclinando a cadeira para frente e para trás, e todas as variações desse tipo de pessoa. Esses movimentos usam energia, que queima calorias, o que ajuda o indivíduo inquieto mais magro do que as suas contra partes inertes.
Um estudo descobriu que tão pouco quanto 5 minutos de caminhada distribuídos pelo seu dia de trabalho pode reverter o mal causado às artérias periféricas (nas pernas) provocado pelo ato de sentar prolongado. Então, hora de levantar e caminhar. Sugira que as pessoas se reunam em pé ao invés de sentadas por horas (isso pode inclusive encurtar as reuniões). Use as escadas sempre que possível. Levante-se durante os intervalos se você estiver vendo televisão. A maior questão é continuar se movendo de alguma maneira.
Manter-se em movimento é primordial para uma vida longa e saudável e primeira lei da Newton é extremamente válida aqui: um corpo em movimento continua em movimento.
Fontes: Matthews CE, Moore SC, Sampson J, et al. Mortality benefits for replacing sitting time with different physical activities. Med Sci Sports Exerc. 2015 Jan 26. [Epub ahead of print]
Chau JY, Grunsett AC, Chey T, et al. Daily sitting time and all-cause mortality: a meta-analysis. PLoS One. 2013 Nov 13;8(11):e80000.
Levine JA. The chairman’s curse: lethal sitting. Mayo Clin Proc 2014;89:1030-1032.
Hamilton MT, Hamilton DG, Zderic TW. Role of low energy expenditure and sitting in obesity, metabolic syndrome, type 2 diabetes, and cardiovascular disease. Diabetes 2007;56:2655-67.
Menequci J, Sasaki JE, Santos A, et al. Sitting time and quality of life in older adults: a population based study. J Phys Act Health 2015 Jan 26. [Epub ahead of print]
Mayo Clinic. "Fidgeting, Moving Around Key To Why Some Don't Gain Weight." ScienceDaily. ScienceDaily, 19 January 1999.  Accessed online athttp://www.sciencedaily.com/releases/1999/01/990119080449.htm on February 17, 2015.
Thosar SS, Bielko SL, Mather KJ, et al. Effect of prolonged sitting and breaks in sitting time on endothelial function. Med Sci Sports Exerc 2014 Aug 18. [Epub ahead of print]

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Um comentário sobre “Inquietação Como Aliada Na Perda De Peso

  1. Na minha opinião treinar em pé é muito melhor que treinar sentado.
    Treinar em pé recrutamos mais grupamentos musculares.
    Além disso noto também que passar o dia sentado me deixa muito mais exausto ( no sentido de estressado) do que manter o corpo em movimento.
    Além disso, a maioria das pessoas, trabalham sentadas. E quando chegam em uma academia o “professor”, com preguiça de estudar ou por pura comodidade, prescreve (ou copia) um treino todo sentado em máquinas.
    Portanto sugiro que, se você passa o dia trabalhando sentado ou não, procure praticar atividades que envolvam mais movimentos. Pense na eficiência e não na comodidade.

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