Muitas pessoas que estão em processo de perda de peso, bom… esperam perder peso, né? Porém, se você tá começando, a balança pode ser o pior método para registrar seu progresso. De fato, seu pode ser a coisa menos importante a se registrar no momento.

Pode parecer contra produtivo, mas a balança é melhor para ajudar você a manter seu peso do que ajudar a perder. A razão disso?  Há muitas mudanças importantes acontecendo no seu corpo que a balança não consegue nem medir nem detectar. Exemplos:

Mudanças em sua composição corporal: seu peso é importante, mas ainda mais importante é quanto de músculo você tem. Músculos ocupam menos espaço do que gordura, dando uma aparência mais magra ao seu corpo, e é mais ativo metabolicamente. Quando você se exercita, você ganha músculos, aumenta seu metabolismo e perde gordura, mas nem sempre essa perda de gordura vai aparecer na sua balança. Onde isso vai aparecer são nas medidas, como suas roupas se alinham ao seu corpo e como seu corpo aparenta. Tudo isso pode acontecer mesmo se a balança não mudar nada. 

Mudanças internas: você pode nem saber (ou ligar) a respeito do que está acontecendo dentro das suas células quando você se exercita, mas o que acontece lá ajuda na sua perda de peso. O exercício ensina a seu corpo como liberar mais moléculas queimadoras de gordura. Quando mais em forma você estiver, mais gordura você queima e isso a balança também não mostra. 

Mais força e resistência: se você faz exercícios regularmente, vai perceber que cada vez fica mais fácil. Você pode começar se exercitando alguns minutos por vez e levantando pouco peso, mas depois de alguns treino, seu corpo se adapta, permitindo que você aumente sua carga e resista no treino mais tempo. Aquela força e a resistência novas significam que você está progredindo, mas se sua balança não está mexendo ponteiros ou trocando de números, você não dá muita atenção.

Seu peso é apenas um dos aspectos do seu progresso e em muitos casos, nem é o mais importante. É uma chatice, mas para a maioria de nós, os números na balança são o fator determinando se temos sucesso ou não. Usar seu peso como a única medida do eu sucesso é tipo construir uma casa se baseando apenas em metros quadrados. Sim, é ótimo ter 1.000 metros quadrados disponíveis, mas e se eles forem do lado de um pântano fedido?

Sua perda de peso é a mesma coisa. Ter seu peso em um certo número pode ser bom, mas a balança não diz o quão em forma você estou quanto de músculo você tem. Sua balança não vai te parabenizar quando você acabar todos os seus treinos da semana. Depender apenas do peso pode inclusive parecer que seus treinos são uma perda de tempo, mesmo que cada um deles faça você queimar calorias, ficar mais forte, proteger seu corpo contra doenças e te deixar mais em forma do que antes.

Liberte-se da balança.

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