O que a maioria das pessoas não percebe é que perder peso pode na verdade tornar esse ato mais difícil. Quanto mais peso você perde, mais energia o seu corpo gasta para repetir esse processo. A medida em que você perde peso, seu corpo vai naturalmente usar menos calorias, algo que a gente nem sempre leva em consideração na hora de contar a ingestão de calorias.

Por exemplo, se você tem 1,72m e pesa 81kg, sua taxa metabólica basal (TMB) pode estar em torno de 1540 calorias, sem incluir qualquer exercício que você esteja fazendo. Você perde 9 quilos, sua TMB muda, caindo para algum lugar de 50 a 100 calorias. Isso não parece muito, mas se você não ajustar suas calorias à medida que perde peso, você vai acabar em um plateau de frustração.

Vença o Plateau

A única coisa mais frustrante que não perder peso é fica preso em um peso depois de ter muito progresso. Você está fazendo exercícios, vigiando todas aquelas santas calorias, tá quase lá para chegar no seu objetivo e ai as coisas parecem não funcionar. Vencer esse plateau é com freqüência uma questão de fazer pequenas mudanças para melhorar o que você tem feito com sua dieta e seu treino.

Troque seu treino

Adicione mais atividades cardiovasculares: soma um dia extra de cardio, mesmo que seja um mais curto, pode ser aquela queima de caloria extra que você estava precisando.

Puxe mais peso: mais peso ajuda a construir mais músculo e músculo ajuda a queimar gordura. Tente levantar mais peso suficiente para que você consiga completar no máximo 10-12 repetições de cada exercício. 

Troque seu treino de força: se você tem feito os mesmo treino por mais de 4-6 semanas, mesmo pequenas mudanças podem fazer muita diferença. Tente formas diferentes de progredir como mudar o tipo de resistência que você está utilizando. Tente novos exercícios ou dividir os exercícios mais ainda, para que você possa passar mais tempo treinando um certo grupo muscular. 

Variar a intensidade: você queimará gordura de modo mais eficiente se treinar em diferentes intensidade pela semana. Tente incorporar treino longos e lentes com treinos intervalados de alta intensidade para exigir dos seus sistemas de energia de diferentes maneiras.

Experimente um personal trainer: se você está confuso sobre o que fazer, um treinador pode reinventar completamente seu treino e ajudar a completar mais exercícios do que você estava acostumado. 

Adicione mais atividades: se você maximizou seu tempo de treino ou não consegue se comprometer a treinar mais, colocar mais atividades é uma forma simples de queimar calorias extras sem exagerar com os exercícios. Uma caminhada diária de 20 minutos pode ajudar a queimar até 100 calorias extras.

Mude sua dose de calorias: mesmo pequenas mudanças na dieta podem se somar e ajudar a sair desse plateau. Comer um pouco menos do que o usual ou colocar mais fibra na dieta são duas maneiras de reduzir um pouco seu consumo calórico sem parecer que você está passando fome.

Faça ajustes por todo o processo: você não precisa ficar obcecado com calorias toda hora que perder peso, mas vale o empenho de rever os dados de vez em quando. Quando você perde 5 quilos ou mais, reveja sua dieta e seu programa de exercícios e encontre uma maneira de refletir sobre seu nome peso. Peça sempre ajuda de profissionais que tem a melhor forma de orientá-lo nessa jornada.

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