Um estilo de vida que se torna cada vez mais sedentário é um dos vilões das nossas vidas modernas — e uma das causas principais da epidemia da obesidade. Pesquisas descobriram que o sedentarismo, incluindo sentar por mais de quatro horas por dia, aumenta em grande número o risco de doenças cardiovasculares (talvez até mesmo mais do que fumar!) e diabetes. Soluções simples podem adicionar mais qualidade de vida para sua rotina e fazer com que você escape dessa armadilha sedentária.

Caminhar

Muitas pesquisas* investigaram já os benefícios de uma caminhada diária de 30 minutos. Em um estudo, aquelas pessoas que caminhavam em passo moderado por pelo menos 30 minutos todos os dias tinha um risco menor de parada cardíaca durante os próximos 26 anos de vida. Outras pesquisas mostraram que caminha pode prevenir demência mais do que qualquer tipo de palavras cruzadas que você faça. Em outro estudo, descobriu-se que três caminhadas de cinco minutos durante o seu dia de trabalho podem reverter os danos causados nas artérias periféricas (nas pernas) causados pelos longos períodos sentados. Então, hora de levantar e caminhar! Sugira que as reuniões sejam feitas durante caminhadas e não em mesas por horas. Leve seu cachorro para caminhar — ou até seu gato — se você (e seu gato) gosta de passeios. Pare o carro mais longe de onde você vai descer e ande alguns metros a mais. O ponto principal é caminhar (e continuar caminhando).

Fontes:

Chiuve SE, Fung TT, Rexrode KM, Spiegelman D, et al. Adherence to a low-risk, healthy lifestyle and risk of sudden cardiac death among women. JAMA. 2011; 306:62-69.

Flint E, Cummins S, Sacker A. Associations between active commuting, body fat, and body mass index: population based, cross sectional study in the United Kingdom. BMJ. 2014;349:g4887.

Lee DC, Pate RR, Lavie CJ, et al. Leisure-time running reduces all-cause and cardiovascular mortality risk. J Am Coll Cardiol. 2014;64:472-81.

Thosar SS, Bielko SL, Mather KJ, et al. Effect of prolonged sitting and breaks in sitting time on endothelial function. Med Sci Sports Exerc. 2014 Aug 18. [Epub ahead of print]

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