Você costuma aquecer logo antes de fazer seu treino? Sabia que é melhor aquecer antes de se alongar? É uma má ideia esticar os músculos ainda frios. Se seus músculos não estão “soltos” antes de você alongá-los, há um maior risco de lesões. Um aquecimento é importante também porque ele dilata seus vasos sanguíneos, garantindo que seus músculos estão bem abastecidos com oxigênio. Também aumenta a temperatura dos seus músculos para otimizar a flexibilidade e eficiência. Aumentando aos poucos sua taxa de batimentos cardíacos, o aquecimento também ajuda a minimizar o estresse em seu coração quando você vai começar sua atividade aeróbica, por exemplo. Um aquecimento adequado também ajuda a reduzir o risco de caibras durante o exercício.

COMO FAZER UM AQUECIMENTO APROPRIADO?

Faça cerca de 5 a 10 minutos de atividade aeróbica leve para deixar seus músculos mais ativos, soltos, preparados para os exercícios mais pesados à frente. Tente caminhar mais rapidamente, ou faça uma pequena corrida em passo de trote, vagaroso. Você pode também pedalar um pouco, em bicicleta indoor ou outdoor. Certifique-se de que você não está se apressando e nem se esforçando demais. Há muitas opções aqui, seu treinador deve ser consultado para uma indicação mais específica no seu caso. Alguns exercícios podem ser considerados “alongamentos dinâmicos” e eles ajudam a aquecer seus músculos: polichinelos, caminhada com afundo são bons exemplos de exercícios práticos nessa hora. Seu treinador físico é a pessoa mais indicada para orientar quanto tempo fazer esse tipo de exercícios, quantas séries e repetições você deve seguir. Procure seu treinador para rotinas dinâmicas de aquecimento e que podem ser além de úteis para seu treino, mais divertidas do que correr em uma esteira.

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Um comentário sobre “Aquecimento, lembra dele?

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