O descanso e a recuperação são partes essenciais de qualquer rotina de treino. Sua rotina de recuperação pós-exercícios tem um grande impacto nos seus resultados de treino e performance, além de permitir que você treine mais efetivamente e continuamente. Infelizmente, a maioria das pessoas não tem um plano de recuperação pós-treino. Aqui estão algumas dicas para colocar seu descanso na linha!

POR QUE A RECUPERAÇÃO APÓS OS EXERCÍCIOS É IMPORTANTE?
Recuperar-se após os exercícios é essencial para os músculos e a regeneração dos tecidos, a construção dos novos músculos. Isto é ainda mais crítico depois de uma sessão de levantamento de pesos. Músculos necessitam entre 24 a 48 horas para se recuperar e se reconstruir. Treiná-los antes desse período vai simplesmente levar a danificação do seu tecido muscular ao invés de estimular a sua construção. Para rotina de musculação, não é recomendado treinar o mesmo grupo muscular em dias seguidos. Converse com seu treinador ou personal trainer sempre que tiver dúvidas.
Há muitos métodos de recuperação disponíveis. A seguir, listamos os mais comumente recomendados por especialistas:

Reposição dos fluidos perdidos

Você perde muitos fluidos durante os exercícios e idealmente, você deveria repor durante o próprio exercício. Contudo, fazer essa reposição após os exercícios é uma forma fácil de melhorar sua recuperação. A água auxilia todas as funções metabólicas e as transferências de nutrientes no seu corpo. Ter muita água à disposição vai melhorar todas as funções corporais. A reposição adequada de fluidos é ainda mais importante para atletas de resistência (maratonistas, por exemplo) que perdem muitas quantidades de líquidos durante horas de treino.

Ingestão dos alimentos corretos
Depois de diminuir sua reserva de energia com exercícios, surge a necessidade de recarregar. Seu corpo tem a expectativa de recuperar-se, reparar os tecidos, ficar mais forte e estar pronto para o próximo desafio. Isto é ainda mais importante se você realiza exercícios de resistência (endurance) diariamente ou está tentando ganhar massa muscular. Idealmente, você deveria comer dentro de 60 minutos a partir do final dos seus exercícios e ter a certeza de incluir uma proteína de alta qualidade e carboidratos complexos. Obviamente, essa recomendação varia de acordo com cada treino e cada organismo — para uma orientação individualizada e apropriada para seu organismo e objetivos, consulte seu nutricionista.

Relaxe e descanse
Tempo é uma das melhores maneiras para se recuperar. É assim com os machucados no seu corpo e é exatamente assim também com um treino pesado. Seu corpo tem uma capacidade enorme de cuidar de si mesmo se você der a ele o tempo necessário. Descansar apropriadamente após um treino pesado permite os reparos e o processo de recuperação acontecerem em seu ritmo natural. Não é a única ação que você deve tomar para promover a regeneração, mas às vezes ficar sem fazer nada é o método mais prático.

Pratique a recuperação ativa
Movimentos vagarosos e gentis com o próprio corpo estimulam a circulação, o que ajuda a promover o transporte de nutrientes e o descarte do que não serve mais para seu corpo. Em teoria, isso ajuda seus músculos a se recuperarem mais rápido.

Durma um pouco mais
Enquanto você dorme, coisas incríveis acontecem em seu corpo. Um sono otimizado é essencial para qualquer pessoa que se exercite regularmente. Durante o sono, seu corpo produz hormônio do crescimento (GH) que é amplamente responsável pelo crescimento e reparo dos tecidos.

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